Produtividade do rebanho em carcaças cresceu 80% em 20 anos, aponta relatório da Embrapa

Aumento deve-se ao uso de tecnologias voltadas à genética animal, controle de pragas e doenças e melhoria das pastagens

08/06/2020 às 10:49 atualizado por Embrapa - | Siga-nos no Google News
:

Os pesquisadores do Centro de Inteligência da Carne (CiCarne), da Empresa Brasileira de Pesquisa em Agropecuária (Embrapa), fizeram uma análise das últimas décadas da produtividade do rebanho brasileiro e apontam aumento de 80% na produtividade da carcaça por rebanho. Isso deve-se à adoção de tecnologias desenvolvidas voltadas à genética animal, controle de pragas e doenças e melhoria das pastagens.

Outra observação é em relação a concentração do rebanho bovino nacional. Em 1978, a região Centro-Sul do país se destacava. Municípios como Corumbá (MS), Alegrete (RS) e Sant`Ana do Livramento (RS) lideravam a lista com maiores rebanhos.

Em 2018, o cenário se alterou com a região Norte presente e o fortalecimento da Centro-Oeste. O rebanho brasileiro concentra-se, desde então, nos estados do Pará, Rondônia, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas a expansão da atividade pecuária permite afirmar que dos 5.567 municípios brasileiros, apenas 30 não possuem cabeças de gado.

Para conferir o Boletim CiCarne, da semana 30 de maio a 5 de junho, intitulado “A produtividade do rebanho bovino brasileiro em carcaças aumentou 80% em 20 anos”, com a análise dos especialistas da Embrapa, integrantes do CiCarne, clique aqui.

 

Foto de capa por: Samir Baptista


Últimas Notícias