CNI identifica 17 novas barreiras comerciais a produtos brasileiros

Para a agropecuária brasileira, foram observadas barreiras em três países e dois produtos

03/06/2020 às 18:24 atualizado por Agência Brasil - | Siga-nos no Google News
:

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) identificou 17 novas barreiras comerciais no exterior para produtos brasileiros entre março e maio deste ano. Desse total, dez foram barreiras impostas pela China, duas pela Argentina, duas pela Índia e as demais por México, Arábia Saudita e União Europeia.

De acordo com a CNI, as informações são do Sistema Eletrônico de Monitoramento de Barreiras às Exportações (SEM Barreiras) do governo federal, que é alimentado pelo setor privado. A entidade atualiza esse levantamento periodicamente, em parceria com associações e federações estaduais da indústria, e contabiliza até agora 70 barreiras identificadas no exterior para produtos brasileiros desde maio de 2018, quando o sistema foi criado.

Para o setor do agronegócio, foram identificadas barreiras pelo México e a Índia, que cobram imposto de importação para a carne de frango do Brasil. A Índia implementou medidas sanitárias e fitossanitárias para o couro brasileiro.

Há também a Arábia Saudita, que exige licenciamento de importação para a carne de frango.

Para a CNI, “embora o Brasil seja o único país na América Latina com uma ferramenta tão moderna de monitoramento de barreiras, os órgãos governamentais ainda não usam esse sistema de forma plena” para definir estratégias para resolução dos problemas. Além disso, o percentual de barreiras resolvidas ainda é baixo. Do total de 70 identificadas até agora pela entidade, apenas 10% foram solucionadas.


Últimas Notícias