Zebu leiteiro: saiba como aumentar produtividade do rebanho

Acompanhamento e seleção de animais podem melhorar produção

02/06/2020 às 10:32 atualizado por Vinicius Souza - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em 11 anos a produtividade leiteira no Brasil cresceu cerca de 11%, segundo dados divulgados pelo instituto brasileiro de geografia e estatística (IBGE).  O gado zebu leiteiro é um dos que contribuem para esse aumento.  São quatro raças com aptidão, gir, gir leiteiro, indubrasil e sindi.

 

Mariana Alencar, Gerente do Programa de Melhoramento Genético do Zebuino (PMGZ) de leite revela que alguns cuidados são essenciais para garantir a boa produtividade do animal, entre eles manejar em três pilares, nutrição, sanidade e genética.

Mariana Alencar - Gerente do PMGZ Leite

“O bom acompanhamento do parto, colostragem, pensando sempre que a bezerra vai ser sua futura vaca de leite, depois do desmame, até a fase reprodutiva, todo manejo sanitário, as vacinas, a reprodução, porque esse animal tem que crescer e produzir leite, basicamente esses principios alinhados também a boas técnincas de nutrição, vai favorecer o aumento da lucratividade” afirma.

 

O acompanhamento e a seleção dos animais que compõe o rebanho também são fatores que contribuem para o desenvolvimento de produção leiteira  “A gente hoje tem um ganho a nível de centavos, então se você multiplicar isso por dia, mês, ou ano, isso vai impactar muito na pecuária leiteira, então basicamente o pecuarista tendo a noção desses pilares e uma boa escrituração zootécnica, um bom trabalho em números, informações e colocar na prática” conclui.


Últimas Notícias