Governo de MS lança plataforma que conecta agricultores familiares e compradores

Segmento viu o consumo cair devido ao reajuste no modelo de comercialização, após o Coronavírus

28/05/2020 às 17:27 atualizado por Semagro - | Siga-nos no Google News
:

A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) lançou uma plataforma digital para dar aos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul a oportunidade de readequar o modelo de comercialização de seus produtos diante das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus. O Estado conta com 43 mil famílias vinculadas a agricultura familiar.

A plataforma surge da necessidade de socorrer pequenos produtores para escoar a produção de hortifrutigranjeiros. O segmento viu o consumo cair devido a reajuste no modelo de comercialização e sentiu a necessidade de encontrar novas formas de vender a produção que é perecível.

Diante do gargalo, a Superintendência de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro decidiu agir para minimizar as perdas dos produtores. Na plataforma, os produtos poderão ser oferecidos gratuitamente a empresários de vários segmentos interessados nos hortifrútis.

A plataforma recebeu o nome de Manucã que, em guarani, significa “vou trabalhar na roça”. A plataforma está no ar e pode ser acessada por aqui.

Após o contato feito pela plataforma, a negociação passa a ser realizada entre ambos, para decisão sobre preços e entregas. Não há pagamento para uso da plataforma por nenhuma das partes, já que a ideia é ligar um ao outro.

Cadastro
Para se cadastrar, basta acessar a plataforma, fazer o cadastro e anunciar os produtos. Assim, os compradores podem ampliam a sua rede de fornecedores e as empresas de logística podem participar viabilizando e otimizando as entregas.

Dentro da plataforma não é realizado e-commerce. É permitido disponibilizar anúncios de oferta e demanda. É um local virtual onde agricultores familiares e consumidores podem se encontrar e anunciar tudo relacionado a produção e comercialização de frutas, hortaliças, mudas e plantas ornamentais – gratuitamente.


Últimas Notícias