Animais de reposição em ritmo de valorização no Mato Grosso

Desde janeiro, alta foi de 11,11% para o bezerro de ano no estado

19/05/2020 às 16:58 atualizado por Imea - | Siga-nos no Google News
:

De acordo com análise do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), mesmo com a arroba do boi gordo relativamente estável, não se observa o mesmo movimento nas cotações dos animais de reposição, uma vez que só têm valorizado. Sendo assim, este cenário pode estar atrelado ao aumento do abate de fêmeas em anos passados e, consequentemente, menor oferta de bezerros, o que, inclusive, vem gerando uma diminuição na relação de troca do produtor.

Em comparação ao começo do ano, verifica-se alta de 11,11% para o bezerro de ano, alcançando o valor de R$ 1.741,80/cab na segunda semana de maio e um aumento de 7,20% para o garrote no mesmo período, no valor de R$ 2.046,04/cab. 

No comparativo anual, verifica-se valorização de 27,47% para o bezerro 12 meses e 28,31% para o garrote. Mesmo com a aproximação da seca, esta conjuntura é uma das principais preocupações para o confinamento em 2020, o que pode afetar a oferta de animais no 2º semestre.

Boi gordo e vaca gorda
Com a aproximação da seca, a oferta de gado tem aumentado, resultando em uma leve queda nas cotações do boi e da vaca gorda. As variações semanais foram -0,24% e -0,09%, respectivamente. 

Escalas de abate
A maior disponibilidade de animais fez com que a média das escalas de abate aumentasse em 0,72 dia ante a semana passada, chegando próximo de 6,63 dias. 

Mercado Futuro
No mercado futuro, ocorreu aumento positivo no contrato corrente de 1,78% ante a semana passada. Para out/20, o acréscimo foi de 0,79%, fundamentado pelas perspectivas de sustentação do mercado externo. 

Boi gordo x bezerro
Com um leve aumento no preço médio do bezerro de ano e movimento contrário na arroba do boi gordo, a relação troca boi/bezerro apresentou decréscimo de 1,31% no comparativo semanal, fechando em 1,67 cab/cab. 


Últimas Notícias