Chuvas: confira a previsão para todas regiões do país

Maiores acumulados de chuva devem ficar na região Norte

18/05/2020 às 17:01 atualizado por Inmet - | Siga-nos no Google News
:

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão entre 18 e 25 de maio indica que os maiores acumulados de chuva poderão ocorrer, especialmente, nos estados do Amazonas, Amapá, Pará e Rio Grande do Sul, além do Recôncavo Baiano. Os maiores acumulados de chuva na Região Norte do Brasil ficarão concentrados no Amazonas, Amapá e Pará. Nesses estados, poderão variar entre 10 e 100 mm.

No MATOPIBA, a previsão é de diminuição das chuvas, com maiores valores em torno de 25 mm no norte de Tocantins. A semana também deverá ter pouca chuva nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.

As chuvas deverão ficar concentradas no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e de São Paulo e no oeste e norte do Mato Grosso. Os maiores acumulados deverão ocorrer no extremo sul do Mato Grosso do Sul, com valores de até 40 mm. A previsão é de chuva em praticamente toda a região Nordeste.

Porém, os maiores acumulados deverão ficar concentrados no litoral leste, especialmente, em Sergipe e no Recôncavo Baiano, onde os acumulados poderão variar entre 30 e 100 mm. A passagem de uma frente fria entre 21 e 22 de maio deverá ocasionar chuvas na região Sul, principalmente, no oeste do Paraná e na faixa central do Rio Grande do Sul, onde os acumulados de chuva poderão ficar próximos aos 100 mm. 

De maneira geral, os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 100 na Região Sul entre os dias 18 e 25 de maio. 

Semana 26 de maio a 03 de junho
Entre 26 de maio e 03 de junho, os maiores acumulados de chuva deverão ficar concentrados no norte e noroeste do Amazonas e também no estado de Roraima. Nessas áreas, os acumulados de chuva poderão chegar aos 100 mm.

Na Região Centro-Oeste, a tendência é de chuvas entre 20 e 50 mm no Mato Grosso do Sul e no sul, oeste e norte do Mato Grosso. Na região Nordeste, este período deverá ter novamente os maiores acumulados de chuva no litoral, com valores em torno de 80 mm em algumas áreas.

Não há previsão de chuva em parte de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na região Sul, a tendência é de chuva no Paraná, Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. Os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 50 mm.


Últimas Notícias