Assista agora:
Pesquisa e Produção

Embrapa promove webinar gratuito sobre ervas daninhas resistentes

Evento será na próxima quinta-feira (7) e terá uma hora de duração

06/05/2020 - 07:58 | Por Embrapa - | Siga-nos no Google News

A Embrapa Soja promove no dia 7 de maio, das 11 h às 12 h, o webinar com o tema “Plantas daninhas resistentes: situação atual e manejo”, a ser ministrado pelo pesquisador Fernando Adegas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla. O pesquisador fará uma apresentação sobre o tema e depois responderá aos questionamentos que poderão ser feitos via chat.

O Brasil conta hoje com dez plantas daninhas resistentes ao glifosato - Amaranthus palmeri, Amaranthus hibrydus, Chloris elata, Conyza bonariensis, Conyza canadensis, Conyza sumatrensis, Digitaria insularis, Eleusine indica, Euphorbia heterophylla e Lolium multiflorum.

Há alguns métodos para minimizar a questão da resistência em plantas daninhas. Entre eles está o preventivo, como a aquisição de sementes livres de infestantes; a limpeza de máquinas e equipamentos, especialmente as colheitadeiras e a manutenção de beiras de estrada, carreadores e terraços livres de infestantes.

Outro seria o método mecânico, como as capinas e roçadas. No caso do método químico, Adegas lembra que a principal prática é a utilização de herbicidas de diferentes mecanismos de ação, em sistemas de controle distintos.

Há ainda os métodos culturais que podem ser grandes aliados dos produtores. “É muito importante fazer a diversificação de produtos, com grupos de herbicidas de diferentes mecanismos de ação e adotar a rotação de culturas", enfatiza o cientista.

“Também é preciso ficar atento às plantas daninhas remanescentes após o controle químico para que o produtor identifique se houve falha no controle ou se pode estar havendo resistência do leiteiro (Euphorbia heterophylla), por exemplo, ou de outra infestante na lavoura”, destaca.

 

Compartilhar

Últimas Notícias