Imea aponta elevação nos negócios no mercado pecuário

Cotações no mercado futuro seguem em alta

05/05/2020 às 09:39 atualizado por Imea | Siga-nos no Google News
:

No dia 27/04, começou a disponibilização das vacinas contra a febre aftosa. A pedido da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) estendeu o prazo da época de vacinação, que neste ano será realizada entre os dias 27/04 e 10/06, devido à crise da Covid-19.

A pandemia, inclusive, ocasionou impactos econômicos para as revendas, mas com a chegada deste período e liberação do comércio em Mato Grosso, a expectativa é de aumento nos preços e volume comercializado nas casas agropecuárias, pois nesta época o pecuarista garante outros tipos de produtos do protocolo sanitário e insumos de suplementação.

O estado tem sofrido chuvas desregulares e os pecuaristas já têm sentido efeito nas pastagens. Assim, após o período de baixas vendas, com a aproximação da seca e milho em alta, segundo as revendas informantes do Imea, também não há perspectivas de queda nos preços da ração.

Com a volta da maior parte dos frigoríficos, na semana passada foram realizados mais negócios no mercado interno. Mesmo sem problemas de compras, os preços ofertados foram maiores do que no período antes da paralisação.

O aumento dos negócios fez com que a média da escala de abate aumentasse 0,07 dia ante a semana passada, ficando em 5,38 dias.

As cotações no mercado futuro permaneceram no movimento altista na semana passada. Para o contrato corrente, a alta no comparativo semanal foi de 1,54%, chegando a R$ 201,42/@ e para mai/20 foi de 2,83%, ficando em R$ 193,76/@.

O equivalente físico caiu 0,16% ante a semana passada. O movimento foi pautado no recuo dos preços no atacado, devido à baixa demanda interna. Assim, o mercado atacadista focou seu escoamento no mercado internacional, principalmente de cortes traseiros.


Últimas Notícias