Embrapa lança edital de inovação aberta

Documento contempla ideias nas áreas de mandiocultura e frutas tropicais

04/05/2020 às 15:19 atualizado por Embrapa - | Siga-nos no Google News
:

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na unidade Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/ BA), lançou o Edital de Inovação Aberta, de acordo com o Marco Regulatório de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que visa selecionar ideias inovadoras sobre a mandioca e frutas tropicais ou ao desenvolvimento regional.

São três as modalidades de parcerias: de médio e grande porte, de micro e pequeno porte e para Inovação Social. Podem participar empresas, instituições e demais agentes do setor produtivo que tenham interesse em desenvolver soluções tecnológicas em parceria com a Embrapa Mandioca e Fruticultura, por meio dos mecanismos de inovação aberta. 

“O objetivo é trabalharmos juntos no desenvolvimento dessas ideias e facilitar a incorporação dessas novas tecnologias às cadeias de valor, afirma o pesquisador Francisco Laranjeira, chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Unidade.

 

 

Não há restrição quanto ao tipo de ideia a ser proposta, mas há temas prioritários. São eles: Huanglongbing (HLB) dos citros; Fusariose do maracujá; Murcha de Fusarium da bananeira; viroses do mamoeiro; material propagativo de mandioca com qualidade genética e fitossanitária; Fusariose do abacaxi; Tecnologias para mandioca voltadas ao Centro-Sul brasileiro, Tabuleiros Costeiros e Pará; tecnologias para banana voltadas aos polos do Norte de Minas, Bom Jesus da Lapa, Baixo Sul Baiano e Vale do Ribeira; Tecnologias para citros voltadas ao Cinturão Citrícola e Tabuleiros Costeiros; Desenvolvimento de insumos biológicos para fruticultura tropical; Desenvolvimento de insumos biológicos para mandiocultura; Tecnologias Digitais aplicadas à fruticultura e mandiocultura; e Inovações para o desenvolvimento regional do Recôncavo Baiano ou Baixo Sul da Bahia.

A Embrapa Mandioca e Fruticultura vai aportar recursos financeiros de até R$ 400 mil ao ano, além de recursos humanos e instalações. “Estamos muito animados com esse processo e com a possibilidade de trabalharmos cada vez mais próximos de quem está na linha de frente da produção de mandioca e frutas tropicais”, salienta Laranjeira.

A data-limite para submissão de propostas é 30 de maio de 2020. Mais informações devem ser solicitadas ao e-mail [email protected]


Últimas Notícias