Valorização do dólar e exportações sustentam preços da soja brasileira

Alta é de 39,6% em comparação ao mesmo período do ano passado

04/05/2020 às 10:05 atualizado por Scot Consultoria - | Siga-nos no Google News
:

De acordo com a Scot Consultoria, a alta do dólar e os embarques aquecidos têm sustentado os preços da soja grão no mercado brasileiro em 2020. 

Segundo levantamento da entidade, em Paranaguá (PR), a saca de 60 quilos está cotada em R$ 104 (30/4), o que corresponde a valorização de 4% no acumulado de abril. 

Frente ao mesmo período de 2019, a soja custa 39,6% mais este ano. 

Com relação às exportações brasileiras, em abril, até a quarta semana, o Brasil embarcou, em média, 826,63 mil toneladas de soja em grão por dia, alta de 84,6% que a média de igual mês do ano passado, de acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). 

A curto prazo, o câmbio deverá seguir como principal fator de direcionamento das cotações da soja em grão no mercado brasileiro. Se o dólar subir, a soja tende a acompanhar as valorizações, e vice-versa.

A médio prazo, do lado da demanda, as exportações brasileiras tendem a diminuir gradualmente a partir de maio, o que pode tirar, em parte, a sustentação dos preços no mercado interno. 

A atenção também está voltada para a safra norte-americana (2020/21), em fase de plantio, e as exportações de soja dos Estados Unidos para China. 


Últimas Notícias