Forte queda da temperatura pelo país no começo de maio

Frio mais intenso está previsto para o final de semana do Dia Das Mães

01/05/2020 às 19:27 atualizado por Climatempo - | Siga-nos no Google News
:

Grande e forte frente fria avança sobre o Brasil nos primeiros dias de maio de 2020. A chuva desta frente fria começa no país entre 4 e 5, mas o frio de sua massa polar só deve chegar do dia 6 em diante. A queda da temperatura mais acentuada deve ocorrer na sexta-feira (8) e no fim de semana do Dia das Mães.

Esta frente fria tem potencial para provocar alguns temporais durante sua passagem. Há previsão de chuva para todos os estados da Região Sul nestes primeiros dias de maio, que poderá ser forte em alguns locais, mas que não mudará o grave quadro de seca observado desde o verão.

São Paulo e Mato Grosso do Sul, que também passaram abril com pouca chuva, terão um pouco durante a grande frente fria. Porém, a chuva que ocorrer vai aliviar a secura do solo apenas momentaneamente.

A meteorologista da Climatempo, Patricia Madeira, especialista em previsão de clima comenta que a primeira onda de frio forte do outono chegará como prevista. “É com ela que vamos sentir uma clara mudança no clima no Brasil, que vamos sentir que o frio começou de verdade. Mas ainda teremos outra onda de frio em maio, na segunda quinzena, que também será forte e abrangente”.

O frio destas massas polares se sustenta por um período de 2 a 4 dias e depois a temperatura já entra em elevação.

Temperatura baixa
A acentuada queda da temperatura começará ser sentida nas vésperas do Dia das Mães em grande parte da Região Sul do Brasil e até em áreas de Mato Grosso do Sul. Mas será justamente no fim de semana do Dia das Mães, 9 e 10 de maio, que este ar gelado vai se espalhar de vez pelo centro-sul do país derrubando a temperatura em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, e chegando também a Cuiabá, aos estados de Rondônia, Acre e até no sul do Amazonas.

Esta massa polar deve estabelecer as menores temperaturas deste ano no Brasil, com novos prováveis recordes de frio nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, em São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e Belo Horizonte. Até agora, o menor valor registrado por órgãos oficiais de monitoramento meteorológico foi de -3,7°C em Urupema, na parte mais elevada de Santa Catarina, pela medição do Epagri-Ciram.

Fabiana Weykamp, meteorologista previsora da Climatempo faz uma análise inicial do potencial de frio desta primeira grande massa de ar polar que vem por aí. “Ao que tudo indica, o pico do frio dessa nova e forte massa de ar polar (provavelmente a mais forte até agora), será entre os dias 7 e 9 de maio”. 

No Sul do Brasil, há possibilidade de geada em amplas áreas da Região, especialmente, nos dias 7 e 8, com destaque para o risco de geada forte entre a serra e o planalto gaúcho, interior de Santa Catarina e toda a porção sul do estado do Paraná.

Algumas cidades, especialmente, aquelas mais altas da serra, certamente vão registrar temperatura abaixo de 0°C. Nas demais áreas, a temperatura fica entre 0°C e 4°C.

O norte do Paraná, a princípio, é a região menos propícia a ter geada, com mínimas que devem ficar em torno de 8°C. As demais áreas do interior da Região Sul devem ter geada de fraca a moderada intensidade. 

Dentre as capitais do Sul, a que deve registrar a temperatura mais baixa é Curitiba, devendo ser inferior a 5°C no dia 8 de maio, com alto potencial para geada.

Fabiana também alerta que o frio intenso vai chegar ao Centro-Oeste e ao Sudeste do Brasil. Ela avalia que, especialmente no dia 8, há possibilidade de geada em áreas do sul do estado de São Paulo e também da Serra da Mantiqueira e no sul de Mato Grosso do Sul. Mas a geada nestes locais não será danosa para a agricultura. Para a cidade de São Paulo, alguns modelos projetam temperatura abaixo de 10°C no dia 8 de maio."

Ainda segundo a meteorologista, esta forte massa de ar polar que se aproxima terá força para levar o frio até a Região Norte. “Há grande chance de friagem no sul da Região Norte, com destaque para menores temperaturas mínimas nos dias 8 e 9. Provavelmente as temperaturas mais baixas devem ficar entre 13°C e 16°C”.


Últimas Notícias