Soja: confira cenário da oleaginosa no Mato Grosso

Estimativa para esta safra é de crescimento em 4,58%

22/04/2020 às 12:10 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), para a oferta da safra 18/19, não houve alterações. Do lado da demanda, os embarques atingiram volume recorde, com o total de 20,23 mi de t, de acordo com informações da Secretaria de Comércio Exterior(Secex). 
Sobre a atual temporada 19/20, a oferta do estado poderá alcançar 34,11 mi de t, o que representa valorização de 4,58% diante do ano passado. Este cenário é resultado dos bons níveis de produtividade em grande parte das lavouras. 
Em relação à demanda, as expectativas são otimistas, com a China que continua com as compras aquecidas, em especial, devido ao real enfraquecido, o que favorece a competitividade do grão brasileiro em nível mundial. Há destaque também para a previsão de aumento do esmagamento de soja no estado, influenciada pelos bons preços dos subprodutos. 

Preço
O preço da soja em Mato Grosso fechou próximo da estabilidade na última semana, com uma média semanal de R$ 86,06/sc, o que equivale a baixa de 0,03%. 

Demanda
A menor demanda pelo produto norte-americano fez com que o contrato corrente para a bolsa de Chicago tivesse queda durante mais uma semana, desta vez de 1,70%, média semanal de US$ 8,43/bu.

Prêmio Corrente
Com as compras aquecidas pela China da soja brasileira, o prêmio corrente para o porto de Santos-SP apresentou alta de 5,26% ante a última semana.

Colheita
A região nordeste do estado concluiu os trabalhos de campo nesta semana e, deste modo, Mato Grosso chegou ao término da colheita de soja da safra 2019/20. 

 

Informações por Imea


Últimas Notícias