ABCZ prepara divulgação das avaliações genéticas de 14 milhões de animais

Expectativa para publicação é para a primeira quinzena de maio

20/04/2020 às 14:35 atualizado por Assessoria - | Siga-nos no Google News
:

A equipe técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) segue em etapa final do processo de realização e publicação das avaliações genéticas de zebuínos. O trabalho, que é comandado pelo superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da entidade, Henrique Torres Ventura, desta vez contempla cerca de 14 milhões de animais.

“São zebuínos de todas as raças registradas pela entidade, e desse total temos mais de 86 mil que, além dos dados tradicionais, contam com as avaliações genômicas”, explica Ventura.

Ele revela ainda que o desenvolvimento das avaliações, que é dividido em etapas, já foi concluído mantendo a previsão de divulgação para a primeira quinzena de maio. “Dentro desse processo temos três etapas bem pontuadas, sendo a primeira do controle de qualidade de dados como genealogia, dados de desempenho e genótipos. Concluída essa parte, passamos para a obtenção das predições e, em seguida, para a validação dos resultados. Já concluímos todas elas, e estamos na fase de preparação para publicação”, explica.

O superintendente Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ relembra ainda que por ano duas avaliações genéticas são divulgadas pela entidade, sendo a primeira, tradicionalmente, em maio, e a segunda em agosto. Também, como normalmente acontece com a primeira do ano, desta vez identificada como ‘2020-1’, os dados ficarão disponíveis para consulta online. Já em agosto, na ocasião das avaliações ‘2020-2’, há também a disponibilização impressa dos dados.

“Para as avaliações que estão sendo processadas agora os dados serão divulgados tanto no PMGZ Online quanto no PMGZ Desktop, em um trabalho conjunto com a equipe de TI da ABCZ, e podem ser visualizados no site da Associação”, finaliza Ventura.


Últimas Notícias