Carrapato sofre influencia de temperatura

Controle é realizado com acaricidas, que funcione 100% na população de carrapato

16/04/2020 às 10:37 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Atualmente  a pecuária trabalha com uma genética produtiva,  porém sensível ao carrapato. De acordo com o pesquisador da Embrapa gado de corte, Renato Andreotti, é necessário que os produtores façam o controle estratégico da população de carrapato, nos bovinos.  Este controle é realizado com acaricidas, que funcione 100% na população de carrapato. Mas como saber se determinado produto funciona? É possível ter esta informação por meio dos bioensaios, que são testes realizados como forma de experimento científico que investiga os efeitos de uma substância em um órgão isolado ou em um organismo vivo. A própria Embrapa Gado de Corte faz, o teste de graça, recebe as amostras, as analisa e orienta o produtor, para isso é necessário que o produtor entre em contato com a Unidade. 


Feito isso, é necessário ter em mente que a melhor época para iniciar o controle do carrapato é no final da seca. A recomendação é dar de 5 a 6 banhos carrapaticidas com intervalos de 21 dias ou usar produtos pour-on e/ou injetáveis. Sempre trabalhar com a população de bovinos em uma mesma área.

Segundo Renato Andreotti, a maioria dos produtores faz uso de carrapaticidas quando os animais e as pastagens já estão altamente infestados, o que dificulta o controle. "O maior problema de não controlar o parasita de forma correta e eficiente, é a disseminação da resistência das populações de carrapatos aos produtos utilizados no seu controle, levando ao aumento dos prejuízos econômicos"
 


Últimas Notícias