Pecuaristas já podem comprar vacinas contra aftosa em MS

A partir de dia 15 de abril as doses da vacina já podem ser adquiridas

15/04/2020 às 15:52 atualizado por Vinicius Souza - SBA | Siga-nos no Google News
:

Os pecuaristas de Mato Grosso do Sul já podem adquirir as doses da vacina contra febre aftosa, de forma antecipada, sem necessidade de autorização na Iagro  (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial na segunda-feira (13), a campanha terá início em todo o Estado no dia 1º de maio, obedecendo aos períodos legais para vacinação e registro, mas, os pedidos de antecipação serão dispensados de cumprir os protocolos exigidos anteriormente, como: Protocolar requerimento, justificar o motivo da antecipação, e obter parecer do inspetor local.

O Diretor Presidente da Agencia, Daniel Ingold, explicou que o calendário de vacinação foi mantido e o pedido de antecipação foi flexibilizado, considerando orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como medidas de contenção da pandemia da COVID-19. “Por conta dessa pandemia, estamos abrindo mão da necessidade de deslocamento desse pecuarista até as unidades da Iagro. Aquele que tiver interesse em antecipar as compras e a vacinação a partir de amanhã, dia 15 de abril, já pode procurar a revenda e adquirir as doses”.

Secretário Jaime Verruck (Semagro) e o Diretor Presidente Daniel Ingold (Iagro)

De acordo com o Secretário Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), as medidas tomadas são fundamentais para garantir os serviços essenciais e evitar o desabastecimento durante esse período. “O Pecuarista de Mato Grosso do Sul sempre foi um grande parceiro do Governo do Estado. Enfrentamos e vencemos grandes dificuldades e com certeza, vamos superar esse período difícil que estamos atravessando”. Completou.

Conforme Calendário - que prevê a vacinação de todo rebanho nesta etapa - em todas as regiões sanitárias do Estado (Planalto, Fronteira e Pantanal) a partir de dia 15 de abril as doses já podem ser adquiridas, a vacinação dos animais das regiões do planalto e fronteira terminam em 31 de maio e a declaração de vacinação, no sistema, para os pecuaristas destas duas regiões termina em 15 de junho. O Pantanal, dada suas peculiaridades, continua com data diferenciada. A vacinação termina em 15 de junho e a declaração pode ser feita até 30 de junho.

 

Fonte: SEMAGRO


Últimas Notícias