Assista agora:
Pecuária

Vaca Girolando alcança segunda maior produção vitalícia de leite da raça

Elegância supera 102 mil kg de leite e se torna a vaca mais produtiva entre os animais 1/2 sangue

09/04/2020 - 11:35 | Por Assessoria - SBA | Siga-nos no Google News

Mãe do touro Galáctico, da bateria Girolando da ABS, a vaca Elegância voltou a surpreender, registrando uma produção vitalícia de 102.168,10 kg de leite no decorrer de 3241 dias, tornando-se oficialmente a segunda vaca de maior produção leiteira da raça e a primeira entre as vacas de grau meio-sangue.

Para o coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite, Fernando Rosa, trata-se de um marco para a raça Girolando que evidencia a qualidade da vaca para rebanhos leiteiros e revela, também, o valor da genética do touro Galáctico, cujo sêmen convencional e sexado está disponível na empresa.

“São poucas as vacas que conseguem alcançar uma quantidade tão expressiva na produção leiteira. O fato de Elegância ter superado os 102 mil kg de leite demonstra um excelente desempenho em uma série de índices produtivos e reprodutivos, em características como fertilidade, produção e, até, saúde”, comenta.

Além de se destacar, claramente, no quesito de produção, a vaca também é referência em reprodução. No total, considerando machos e fêmeas, Elegância possui 32 filhos registrados na Associação Brasileira de Criadores de Girolando, como enfatiza o coordenador operacional do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG) da associação, Gustavo Gonçalves.

“Ela está muito perto do que consideramos uma vaca ideal. Isso não se consegue do dia para a noite. É uma vaca que alia produção e saúde, com essas características muito pronunciadas. A eficiência também está em evidência, se levarmos em consideração que a produção ocorreu durante um longo período”, avalia.

A vaca pertence ao rebanho da Fazenda NF Irmãos, em Delta (MG). De acordo com o gerente da propriedade, Guilherme Garcia Ferreira, a Elegância é um animal especial para a equipe.

“É uma vaca única, que chegou a uma produção muito expressiva. Só um animal top 5% consegue alcançar resultados tão superiores, acima da média. É um animal que pretendemos multiplicar e que comprova as boas expectativas que temos para o rebanho como um todo”, comemora o gerente.

Disponível na bateria Girolando da ABS, o touro Galáctico possui a exclusiva avaliação Cornerstone, que examina a progênie dos touros Girolando, além de participar do Teste de Progênie da Embrapa/Girolando, e possuir genética para a produção de leite com beta-caseína A2A2.

Compartilhar

Últimas Notícias