Relação de troca para o recriador tem queda em Mato Grosso

Mercado de reposição teve maior valorização frente ao boi gordo

09/04/2020 às 10:20 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com a Scot Consultoria, tomando o início do ano como referência, os preços dos animais para reposição em Mato Grosso tiveram alta em um ritmo maior do que o mercado do boi gordo, o que diminuiu o poder de compra dos recriadores/invernistas.

Considerando a média das cotações de todas as categorias de machos anelorados pesquisados pela entidade, a valorização foi de 11,4% no acumulado de 2020 e, no mesmo período, o crescimento para o boi gordo foi de 2,3%.

A relação de troca mais prejudicada nesse período foi para o bezerro de desmama (6@), cujo preço subiu 18% no acumulado do ano. Em janeiro/20, com a venda de um boi gordo de 18@ comprava-se 2,20 bezerros desmamados e, atualmente, compra-se 1,90, o que representa queda de 13,4% no poder de compra do pecuarista.

Pontualmente, devido às incertezas do mercado do boi gordo em função da pandemia do coronavírus, e como o período de quarentena refletirá no consumo de carne no mercado interno, o cenário na reposição no estado está em compasso de espera.

A expectativa é de estabilidade, tendo em vista a baixa movimentação, no entanto, a oferta restrita de animais é um importante fator de sustentação dos preços dos animais de reposição.


Informações por Scot Consultoria


Últimas Notícias