Aplicativo auxilia nas técnicas reprodutivas da fazenda

Cerca de 85% das simulações feitas no aplicativo, foram com touros da raça nelore

07/04/2020 às 11:14 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Em tempos em que a tecnologia faz parte das nossas vidas, ter a disposição uma plataforma em que direciona o produtor rural, a simular e calcular custos e benefícios de técnicas reprodutivas, auxiliando à tomada de decisões é muito bem-vinda.  

Após um ano de lançamento do aplicativo Cria Certo, desenvolvido pela Embrapa gado de corte,  (MS) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), os pesquisadores fizeram uma análise para saber como está a utilização por parte dos técnicos e produtores rurais.  Os pesquisadores constataram que na  prática, em relação a reprodução  adotada, cerca de 50% das simulações é de monta natural, sendo as demais 50%, dos três tipos de  inseminação, ou seja uma inseminação em tempo fixo, duas inseminações em tempo fixo com repasse, ou até as três simulações em tempo fixo. 


Cerca de 85% das simulações feitas no aplicativo, foram com touros da raça nelore,  o que demonstra a preferência  de produtores e técnicos pela raça. As simulações relacionarão  ainda que os criadores, pagam mais caro por um touro com genética.

Grande parte dos produtores que utilizam o aplicativo Cria Certo, são dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais, a acesso de criadores que moram fora do Brasil,  até o momento já são mais de 5 mil acessos registrados pela Embrapa. Lembrando,  que o acesso gratuito é feito por uma conta no google ou facebook, com adesão a uma política de uso, seguindo orientações legais.
 


Últimas Notícias