Embrapa utiliza homeopatia para prevenção de doenças no rebanho leiteiro

Produtos homeopáticos são adicionados à ração para diminuir problemas como diarreia em bezerros

10/04/2020 às 12:45 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: Divulgação Embrapa

A unidade Pecuária Sudeste localizada em São Carlos (SP) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) divulgou um estudo no Sistema de Produção de Leite que utiliza metódos para prevenção de algumas doenças comuns no rebanho leiteiro. Tratamentos alternativos, como homeopatia e fitoterápicos, além de boas práticas em sistemas de produção animal, podem contribuir para redução do uso de antibióticos e antiparasitários.

A utilização inadequada ou indiscriminada desses medicamentos pelo produtor rural aumenta as chances de surgimento e propagação de bactérias e parasitas resistentes.

Segundo a pesquisadora Teresa Alves, produtos homeopáticos são adicionados à ração para diminuir problemas como diarreia em bezerros, carrapatos nos animais e sistema imunológico debilitado. Além disso, para evitar retenção de placenta, é usado um produto na forma de spray direto na vulva das vacas logo após a parição.

No caso da diarreia, as primeiras semanas de vida do animal são as mais críticas, porque a imunidade é baixa. A atenção do pecuarista na vida inicial do bezerro vai refletir no seu desenvolvimento produtivo e reprodutivo.

Já para o carrapato, todo o rebanho recebe a homeopatia. “Começamos com plano estratégico com uso de tratamento químico. Agora, a ideia é fazer a transição e manter apenas com a homeopatia”, conta.

Em relação ao fortalecimento, os animais que passam por alguma intervenção terapêutica recebem homeopatia. A pesquisadora explica que nesse caso o homeopático agiria como um complexo vitamínico melhorando a imunidade.

O custo de tratamentos homeopáticos é relativamente baixo. A pesquisadora reitera que a homeopatia melhore a saúde animal e reduza o uso de antibióticos, diminuindo os riscos da resistência e contaminação ambiental.

Com informações Embrapa 


Últimas Notícias