Laboratórios agropecuários recebem autorização para realizar testes do Coronavírus

Liberação foi concedida por meio de resolução da Anvisa

03/04/2020 às 11:05 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

Foi anunciada na última quinta-feira (02), a liberação dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) para realizarem análises de diagnóstico do Coronavírus, concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida foi autorizada por meio de resolução e divulgada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Neto, que coordena o Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Covid-19. 

A rede de LFDAs está sob o âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e conta com laboratórios que reúnem alta capacidade analítica e proficiência em diversos métodos e diagnósticos. Estes locais aguardam insumos, como reagentes, para iniciar os testes.

A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 364, de 1º de abril de 2020, terá validade por seis meses e poderá ser renovada enquanto reconhecida pelo Ministério da Saúde a emergência relacionada à pandemia do novo coronavírus. Há previsão da utilização de laboratórios da Embrapa, o que deve ocorrer em uma segunda etapa.

De acordo com a Anvisa, mesmo com a suspensão de algumas exigências, os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária deverão atender os requisitos técnicos para garantir a qualidade e a segurança das análises para o diagnóstico da Covid-19, conforme as diretrizes estabelecidas pelas autoridades de saúde. 

Segundo as negociações realizadas entre o Ministério da Saúde e Mapa, os laboratórios que irão compor a força-tarefa serão os LFDAs de Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

 

Informações por Mapa
 


Últimas Notícias