Tem início obras do acesso à região portuária de Murtinho

Investimento é de R$ 25 milhões

02/04/2020 às 10:14 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Teve início ontem, quarta-feira (1º) as obras de pavimentação do acesso à região portuária de Porto Murtinho, um investimento de R$ 25,2 milhões que incrementa a infraestrutura de transportes e transforma o município em importante polo exportador do Estado. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento Rodoviário de Mato Grosso do Sul (Fundersul) e o prazo para conclusão é de 300 dias.

Serão pavimentados 7,19 quilômetros entre a BR-267 e a região dos portos, ao Sul da cidade. As faixas de rolamento terão 3,5 metros de largura e os acostamentos de 2,5 metros. A empresa responsável pela obra é a Engenharia e Comércio Bandeirantes Ltda.

Conforme o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a pavimentação do acesso é parte de um plano para reforçar a estrutura logística de Murtinho e toda região Sudoeste do Estado. O município já está com dois terminais portuários em atividade e tem previsão da construção de um novo terminal, além de ser eixo da Rota Bioceânica que abrirá caminho para os produtos brasileiros nos portos do Chile com destino ao mercado asiático.

Recentemente o Terminal de Embarque da APPM (Agência Portuária de Porto Murtinho) passou por forte incremento e ampliou sua capacidade de operação, e entrou em atividade o Terminal da FV Cereais, com previsão de exportar 2 milhões de toneladas de soja neste ano (o que representa 20% do total da safra do Estado). Soma-se a esses investimentos a construção de um pátio com capacidade para receber até 400 caminhões que trazem cargas para embarcar nos terminais, já concluído.

Porto Murtinho se consolida, portanto, como portão de saída dos produtos sul-mato-grossense para exportação, utilizando a Hidrovia do Rio Paraguai como meio de transporte. O baixo custo do frete hidroviário viabiliza o transporte, aponta Verruck. Fato que tem atraído investimento pesado à região.

Com informações Assessoria

Foto: Toninho Ruiz/Porto Murtinho


Últimas Notícias