PIB do agro em SP registra alta em 2019

Pecuária elevou o índice

01/04/2020 às 13:45 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP divulgou ontem, terça-feira (31) o PIB do agronegócio do estado de São Paulo, que registra um crecimento de 1,5% em 2019. O número é considerado importante, tendo em vista que o PIB do setor vinha apresentando baixas desde 2017. O agronegócio paulista representou 12% do PIB do estado de São Paulo em 2019, participação estável frente à observada em anos anteriores.

Assim como verificado para o PIB do agronegócio brasileiro, o setor no estado de São Paulo foi impulsionado pelo ramo pecuário, cujo PIB avançou 5,44% no ano. Pesquisadores do indicador apontam ue a pecuária foi favorecida em 2019 pela maior demanda externa por carnes, em decorrência da Peste Suína Africana (PSA) na Ásia.

O ramo agrícola do agronegócio paulista também teve números positivos, mas de forma menos intensa: 0,6% em 2019. A influência veio do bom desempenho “dentro da porteira”, ressaltando o resultado fraco da agroindústria e dos agrosserviços. Pesquisadores do Cepea indicam que o avanço da agricultura, por sua vez, refletiu principalmente os desempenhos da cana-de-açúcar, da laranja e do milho.

Com informações Cepea


Últimas Notícias