Auditores Fiscais Federais Agropecuários acompanham embarque de 20 mil bovinos para exportação desde o fim de semana

Animais ficaram quarentenados nos estabelecimentos para realização de exames laboratoriais de exigência do país exportador

30/03/2020 às 14:02 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com informações da Assessoria, Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Affas) acompanham desde o último sábado (28), no Porto de Rio Grande, RS, o embarque de 20 mil bovinos destinados à Jordânia. O carregamento supera os anteriores pela quantidade de animais oriundos de dois estabelecimentos de pré-embarque (EPE). O embarque do primeiro grupo de bovinos será finalizado nesta segunda-feira (30) e a previsão de término para a quarta-feira (1).

"A atuação dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários é essencial para manter a agropecuária em posição de destaque no cenário nacional em um momento de crise, como o atual”, conta a Affa responsável pela exportação de bovinos no Serviço de Fiscalização de Insumos Agropecuários e Saúde Animal (Sisa) da Divisão de Defesa Agropecuária do RS, Soraya Elias Marredo. “Asseguramos, assim, o abastecimento interno e certificamos as exportações, condição para atender a diferentes mercados importadores”, continua.

Não havendo nenhuma situação excepcional, a operação é prevista para durar entre 50 e 60 horas, devido à intensa movimentação de caminhões exigida para o carregamento entre os EPEs e o porto.

Até o transporte, os animais ficaram quarentenados nos estabelecimentos para a realização de exames laboratoriais de exigência do país exportador, a Jordânia, cumprindo o acordo do certificado sanitário entre os dois países. Todas as atividades executadas são auditadas pelo Sisa/RS, que atua em parceria com o serviço veterinário oficial do estado durante a quarentena dos bovinos. Após a retirada dos animais desclassificados, os dois lotes foram considerados aptos à exportação e foi iniciado o carregamento destinado ao Porto de Rio Grande.

Com informações Assessoria


Últimas Notícias