Embrapa disponibiliza equipes e laboratórios para realizar testes do Covid-19

Mato Grosso do Sul conta com a Unidade Gado de Corte que possuí uma estrutura moderna e equipada

30/03/2020 às 11:01 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Assim como outras Unidades, a Embrapa gado de corte, colocou  seus laboratórios e equipes a disposição do Ministério da Saúde e do Mapa, para ajudar no combate do novo Coronavírus.  A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  Embrapa,  fez um levantamento dos laboratórios que possuem equipamentos e equipes necessárias para a realização dos testes do Covid 19 .

O  levantamento apontou 47  laboratórios distribuídos em 42 estados brasileiros.  No Mato Grosso do Sul, a Unidade gado de corte,  possuí uma estrutura moderna e equipada, que  está à disposição, do Ministério da Saúde e do Mapa. Dentro dessa infraestrutura laboratorial está o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), inaugurado em 2017.

O Biopec possui áreas de biossegurança nível 1, 2 e 3 (NB1, NB2 e NB3). Nelas, são realizadas atividades que envolvem patógenos de alto risco biológico para a cadeia da pecuária, causadores de doenças como salmonelose, brucelose, tuberculose e doenças êntero-hemorrágicas.     

A chefe adjunta de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari explica, que em parceria com a Fiocruz MS,  e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul,  a Unidade começou a realizar testes, para arboviroses, que são vírus da dengue, zika e chikungunya. Os  testes são para aliviar o sistema público de saúde.     

Foto: Danilo Gomes


Últimas Notícias