Assim como outras Unidades, a Embrapa gado de corte, colocou seus laboratórios e equipes a disposição do Ministério da Saúde e do Mapa, para ajudar no combate do novo Coronavírus. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa, fez um levantamento dos laboratórios que possuem equipamentos e equipes necessárias para a realização dos testes do Covid 19 .
O levantamento apontou 47 laboratórios distribuídos em 42 estados brasileiros. No Mato Grosso do Sul, a Unidade gado de corte, possuí uma estrutura moderna e equipada, que está à disposição, do Ministério da Saúde e do Mapa. Dentro dessa infraestrutura laboratorial está o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), inaugurado em 2017.
O Biopec possui áreas de biossegurança nível 1, 2 e 3 (NB1, NB2 e NB3). Nelas, são realizadas atividades que envolvem patógenos de alto risco biológico para a cadeia da pecuária, causadores de doenças como salmonelose, brucelose, tuberculose e doenças êntero-hemorrágicas.
A chefe adjunta de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Gado de Corte, Lucimara Chiari explica, que em parceria com a Fiocruz MS, e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a Unidade começou a realizar testes, para arboviroses, que são vírus da dengue, zika e chikungunya. Os testes são para aliviar o sistema público de saúde.
Foto: Danilo Gomes