Inscrições para Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens terminam na próxima semana

PNAT deste ano traz novidades sobre candidaturas e avaliações

27/03/2020 às 15:44 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

As inscrições para o Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2020, encerram na próxima sexta-feira (03/04). “O PNAT tem por finalidade identificar jovens touros que se destacam nas avaliações genéticas em todo território nacional, classificando-os para a prova de eficiência alimentar, onde também é realizada ultrassonografia de carcaça e exame andrológico. Posteriormente, os melhores animais são submetidos ao crivo de criadores e técnicos. Certamente é uma das provas zootécnicas mais completas e democráticas do Brasil”, explica o diretor técnico da Associação Dos Criadores De Brahman Do Brasil (ACBB), Pedro Teixeira.

De acordo com informações da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), esta edição traz novidades. Cada criador poderá inscrever até 5 animais. Após o final das candidaturas, no caso de vagas remanescentes, os proprietários de bovinos inscritos poderão candidatar outros, de acordo com a ordem de preferência por data da primeira inscrição de cada criador e, assim, sequencialmente entre todos com animais registrados, até o preenchimento total das vagas.

Outra modificação é sobre a faixa etária. Os animais serão agrupados em duas classes de idade, entre 18 a 21 meses e de mais de 21 a 24 meses e 0 (zero) dias, com a referência de data base de 15 de agosto de 2020, com necessidade de formação de grupo contemporâneo com quatro animais.

O índice PNAT foi aprimorado também com a inclusão da avaliação de tipo EPMURAS, que será realizada na pesagem final por uma comissão designada pela Superintendência Técnica da ABCZ.

O valor da taxa de inscrição para o PNAT é de R$ 2,500. Para mais informações, acesse o regulamento do programa por aqui.


Informações por ABCZ e ACBB


Últimas Notícias