22 de março: Dia Mundial da Água

Agronegócio é o principal setor conservacionista de água no Brasil

20/03/2020 às 08:47 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

O agronegócio é o principal setor conservacionista de água no Brasil. Isso porque dentro das propriedades privadas existem matas ciliares, nascentes que contribuem , por exemplo, para alimentar o Aquífero Guarani que tem cerca de 55 mil quilômetros quadrados  e está sobre o Cerrado, bem precioso que o Brasil possui. 

Em termos globais, o Brasil possui uma boa quantidade de água. Estima-se que o país possua cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta. Mas a distribuição natural deste recurso não é equilibrada. A região Norte, por exemplo, concentra, aproximadamente, 80% da quantidade de água disponível, mas representa apenas 5% da população brasileira. Já as regiões próximas aos Oceano Atlântico possuem mais de 45% da população, porém, menos de 3% dos recursos hídricos do país.

O monitoramento das fontes a serem utilizadas é realizado em pontos estratégicos, de cada represa ou poço para acompanhar a qualidade da água que será captada para tratamento e posteriormente distribuída à população. Para chegar até sua casa, a água passa por diversos processos de tratamento. 

Depois de tratada, a água é armazenada em reservatórios de distribuição para depois ser levada até os reservatórios de bairros, estrategicamente localizados.
De lá, a água segue por tubulações maiores (adutoras) e entra nas redes de distribuição até chegar ao consumidor final. Temos a importância da conservação dos ambientes naturais e porque devemos utilizar a água tratada e clorada de forma responsável e assim contribuir para o ciclo das águas na natureza.
 


Últimas Notícias