Criação de peixes tem sido positiva no estado de MS

Na região o que tem auxiliado os produtores são os cursos de capacitação na área de piscicultura

19/03/2020 às 10:07 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

A atividade da piscicultura está aquecida no estado de Mato Grosso do Sul, na cidade de Jaraguari (MS). O piscicultor Francisco Lúcio Gomes Assis, espera neste primeiro ciclo de atividade uma produção de 5 mil peixes, o que seria em torno de 10 a 12 toneladas. De acordo com o produtor, ele dobrou seus tanques e, atualmente, está encerrando o 1º ciclo de produção que tem duração de um ano. A produção do senhor Francisco é toda destinada a um frigorifico localizado em Jaraguari (MS).

O produtor cria pintado e pacu. O pacu é considerado um dos peixes mais importantes para a piscicultura nacional e para a pesca comercial, tem grande potencial para a criação em cativeiro. O pintado é uma espécie distribuída em várias bacias brasileiras, com maior importância no Pantanal e na Bacia do Rio São Francisco (Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul).

Na região, o que tem auxiliado os produtores são os cursos de capacitação na área de piscicultura, que são fornecidos pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), em parceria com a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Para movimentar ainda mais a cadeia, os envolvidos tem se organizado para mostrar que a piscicultura da região é vantajosa.

Foto: Néia Maceno (Agraer)


Últimas Notícias