Pesquisa mostra que apenas 19% dos estabelecimentos rurais são dirigidos por mulheres

Maior concentração está na região Nordeste e Sudeste

17/03/2020 às 10:23 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última sexta-feira (13), foram divulgados dados da pesquisa “Mulheres Rurais, Censo Agro 2017”, que indica 947 mil mulheres como responsáveis pela gestão de propriedades rurais, de um universo de 5,07 milhões. Boa parte está na região Nordeste (57%), seguida pelo Sudeste (14%), Norte (12%), Sul (11%) e Centro-Oeste, que reúne somente 6%. 

Os dados foram coletados a partir de um trabalho de parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o IBGE, por meio de um Termo de Compromisso assinado entre as três instituições, por intermédio do Programa Agro Mais Mulher.

Juntas, segundo a pesquisa, as mulheres administram cerca de 30 milhões de hectares, o que representa 8,5% da área total ocupada pelos estabelecimentos rurais no país.

 

Menor parte deste grupo está na região Centro-Oeste. Foto Banco de imagens Embrapa/ IBGE/ MAPA

 

Do total de estabelecimentos identificados pelo Censo Agropecuário 2017, de 5,07 milhões, as mulheres são proprietárias de apenas 19%, enquanto os homens detêm 81%. Com relação às atividades econômicas desempenhadas nas propriedades, há diferenças entre mulheres proprietárias e não proprietárias.

Entre as proprietárias, 50% das atividades econômicas tem relação com a pecuária e criação de outros animais; 32% à produção de lavouras temporárias e 11% à produção de lavouras permanentes. 

Entre as não proprietárias (produtoras sem área; concessionárias ou assentadas aguardando titulação definitiva; ocupantes; comandatárias; parceiras ou arrendatárias), 42% das atividades econômicas estão envolvidas com a produção de lavouras temporárias; 39% à pecuária e criação de outros animais e 7% à produção de lavouras permanentes.

As demais se encontram distribuídas entre produção florestal (florestas nativas e florestas plantadas), horticultura e floricultura, aquicultura, pesca e produção de sementes e mudas certificadas.

 

Informações por Embrapa


Últimas Notícias