Doença de Newcastle: nova atualização sobre as restrições às exportações

Arábia Saudita, China e Chile suspenderam importações de Santa Catarina

21/10/2026 às 15:24 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu comunicado nesta quarta-feira (21/10) atualizando as informações sobre as restrições temporárias impostas por parceiros comerciais às exportações brasileiras de produtos avícolas, após a confirmação de um foco da doença de Newcastle em um estabelecimento de avicultura comercial de corte de perus, localizado em Nova Itaberaba (SC).

Até o momento, as restrições estão distribuídas da seguinte forma:

Suspensão das importações provenientes de todo o Brasil: Malásia (carne, produtos cárneos e miúdos de aves) e México (aves vivas, carne e miúdos de aves, ovos férteis, pintinhos de até três dias e aves canoras, ornamentais ou de rapina destinadas à comercialização e aves de companhia).

Suspensão das importações provenientes de Santa Catarina: Arábia Saudita (carne e produtos cárneos de aves); China (carne e produtos cárneos de aves) e Chile (ovos férteis, ovos SPF, pintinhos de um dia, aves ornamentais, carne fresca de aves, ovos para consumo humano e produtos cárneos contendo carne fresca de aves).

Aos consumidores, o Mapa reitera que o consumo de produtos avícolas submetidos à inspeção oficial permanece seguro, sem contraindicações.

O Mapa mantém articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, fornecendo informações técnicas sobre a ocorrência e as medidas de controle adotadas. A atuação busca assegurar a transparência das informações e avançar nas tratativas para a retomada segura do comércio, em conformidade com os requisitos sanitários de cada mercado.

A situação dos demais mercados segue em monitoramento pelo Ministério, que divulgará novas informações à medida que houver atualizações confirmadas.

 

Informações: Ministério da Agricultura


Últimas Notícias

Whatsapp