Unidade de referência em ILPF da Embrapa busca aumento de oferta de alimento ao gado

Implantação ocorre em propriedade no interior paulista

13/03/2020 às 11:19 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

Está em implantação em Brotas (SP), mais uma alternativa de produção para sistemas diversificados na Unidade de Referência Tecnológica em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (URT ILPF), no Sítio Nelson Guerreiro. Ação ocorre com o apoio financeiro da Rede ILPF. A pesquisa visa disponibilizar opções de espécies forrageiras predominantemente lenhosas, para aumento da diversificação da oferta de alimento ao gado em sistemas ILPF.

Conforme a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente em Jaguariúna (SP), Priscila Oliveira serão testadas forrageiras guandu-anão, leucena, feijão caupi (feijão de corda) e margaridão (Tithonia diversifolia).

Priscila afirma que, como a diminuição dos custos de produção e dos riscos na atividade agropecuária é um objetivo buscado pelos produtores rurais, a diversificação da oferta de alimento em sistemas ILPF pela introdução de outras forrageiras que não o capim, pode ser uma forma viável de reduzir os custos de produção, devido ao aumento da fertilidade do solo e da oferta de forragem com maior qualidade nutricional aos animais.

"Este estudo foi uma demanda clara do setor produtivo, por meio da engenheira agrônoma e produtora rural Maria Fernanda Guerreiro, que adota ILPF desde 2009, a partir de uma parceria com a própria Embrapa", explica a pesquisadora.

Ainda de acordo com Priscila, "a implantação das forrageiras ocorreu em janeiro deste ano e, com a regularização das chuvas na região, a germinação foi adequada e as espécies estão se estabelecendo bem. Neste primeiro ano de avaliação, serão obtidos dados de produção estacional de matéria seca e de participação da biomassa das espécies testadas, bem como dados do custo de implantação", afirma.

Para a pesquisadora, é essencial que exista mais opções de espécies que melhorem a fertilidade do solo para as diversas condições de propriedades rurais, especialmente, aquelas nas quais a cultura da soja não se mostra viável economicamente.

 

Informações por Embrapa


Últimas Notícias