Governo avalia medidas para amparar produtores gaúchos afetados pela estiagem

Estimativa de perda é de 32,2% nas culturas de soja e 26,2% para as de milho

12/03/2020 às 15:15 atualizado por Thalya Godoy - SBA | Siga-nos no Google News
:

De acordo com a atualização divulgada em caráter excepcional pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (Emater/RS-Ascar), na última quarta-feira (11), as perdas na produtividade, em relação aos dados inicialmente divulgados em agosto do ano passado, são de 32,2% nas culturas de soja e 26,2% na de milho na safra 2019/2020.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina recebeu na quarta-feira autoridades governamentais do Rio Grande do Sul para tratar sobre a estiagem que assola o estado. “É um assunto que não dá para ter uma única resposta. É um conjunto de medidas que poderão ser tomadas e outras que serão estudadas para ver como amenizar esse problema”, disse a ministra. Tereza Cristina destacou que o Mapa estuda possíveis soluções com outros ministérios e com os bancos públicos.

Entre as medidas que poderão ser adotadas, segundo a ministra, está a destinação de milho para a ração animal, por meio da Conab. Também devem ser encaminhados peritos para analisar as perdas nas propriedades, medida necessária tanto para o acesso ao seguro rural, como para possíveis prorrogações de dívidas.

“Não vai ser uma resposta única, a cada dia que tiver uma medida saneada, vamos passar para as pessoas correrem atrás da documentação necessária”, ressaltou Tereza Cristina. Na semana passada, o Ministério da Agricultura anunciou a destinação de R$ 2 milhões para o estado para ajudar os agricultores familiares.

O governador Eduardo Leite do estado destacou que as perdas dos produtores se agravam a cada dia. “Não vemos melhoria nas condições climáticas do estado para as próximas semanas, e consequentemente, a perda se agrava, compromete a nossa economia, a saúde financeira dos nossos produtores e ameaçará também safras futuras, investimentos e a arrecadação do Rio Grande do Sul”, afirmou.

 

Informações por Mapa/ Foto de capa por Carlos Silva/ Mapa


Últimas Notícias