No período de inverno, as pastagens ficam ameaçadas pelo clima é comum os animais perderem peso, para garantir o bem-estar e o alimento nos dias mais curtos, é necessário que o produtor tome precauções adiantadas. Isolar áreas é indicado, o procedimento garante alimento para o rebanho.
O momento também já é indicado para fazer o descarte, técnica que visa a diminuição da lotação com animais que já não estão aptos para estarem na fazenda. O descarte deve considerar vários critérios como: falha reprodutiva, temperamento da vaca e, no caso de se trabalhar com inseminação artificial, deve-se avaliar se o animal tem uma condição ginecológica favorável à técnica.
Fiscalizar o pasto, também é indicado, pois evita ocorrência de pragas e doenças, como por exemplo das cigarrinhas das pastagens. Outras tecnologias podem ser adotadas para garantir alimento para o rebanho, como plantar capineiras, cana, formar silagem com grãos de milho ou sorgo. A orientação principal do pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Luiz Orcírio é sempre manter o planejamento.