Mapa realiza operação para combater fraude em pescados durante Semana Santa

Em 2019 6% dos estabelecimentos fiscalizados estavam irregulares

04/03/2020 às 12:31 atualizado por Vinicius Souza - SBA | Siga-nos no Google News
:

Na última Terça feira (03) o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) a operação Semana Santa 2020, coletando amostras de pescado nacional e importado, em atacados e supermercados, objetivando o controle de fraudes. Ao todo 18 estados e o Distrito Federal foram alvos da operação.

As amostras que foram recolhidas durante a operação foram encaminhadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Goiânia. Os resultados das amostras devem ser apresentados até Abril.

A expectativa era de que os 96 fiscais do MAPA coletassem cerca de 260 amostras de pescado em todo Brasil, das espécieis com preço de maior valor, dessa forma, mais propicias e eventuais fraudes, a exemplos de Bacalhau, salmão, dourada e Surubim.

Em Brasília, a equipe de fiscais esteve em sete estabelecimentos entre atacados e hipermercados, coletando pedaços de meio centimetro para a análise.

Caso sejam identificadas irregularidades no pescado, a industria que forneceu os mesmos, pode ser autuada, sofrer apreensão dos produtos e multa. Em caso de pescados importados, a empresa pode até perder a habilitação para a comercialização do produto.

 

Com informações Mapa


Últimas Notícias