Com certeza você produtor rural, ou mesmo o seu vizinho, utiliza na fazenda uma tecnologia de ponta, uma máquina controlada remotamente por GPS, faz mapeamento de solos, entre outros equipamentos modernos, sim, isso é tecnologia avançada. E é a tecnologia que tem mudado o jeito de fazer agricultura e pecuária no País .
Ainda hoje, existe certa polêmica sobre a substituição de humanos pelas máquinas no processo produtivo. Entretanto, quando analisamos a escala produtiva, vemos que, se a quantidade de trabalhadores no campo diminuiu em função da presença das máquinas, por outro lado, a quantidade de trabalhadores envolvidos com todo o processo de produção, passando por setores como tecnologia e manutenção, aumentou consideravelmente. Ou seja, a mecanização, ao contrário do que se pensa, atua favoravelmente à geração de empregos.
Empresas e Unidades de Pesquisas, incentivam métodos, que facilitam os processos na atividade rural é o que comenta a pesquisadora, do Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola da Argentina (INTA), que tem parceria bilateral com o Brasil.
A pesquisadora menciona, que o Instituto instala demonstradores nas fazendas que medem a produção local, que vão desde agricultura digital, aquicultura, sistemas integrados de produção e apoio a tecnologias relacionadas a pequena agricultura.