Rica em energia silagem entra como complemento à dieta animal baseada também em proteína

O milho e o sorgo, além do capim, são as principais fontes de matéria verde

29/01/2020 às 11:17 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

 Mesmo estando no período das águas, muitos produtores já estão preparando a silagem. No Brasil, a oferta sazonal de pasto, faz com que o produtor precise se preparar para alimentar o rebanho na época da seca, quando os pastos perdem matéria verde. Rica em energia, a silagem entra como complemento à dieta animal baseada também em proteína.

O milho e o sorgo, além do capim, são as principais fontes de matéria verde, quando o verão se encerra. Explorando o processo que vai da escolha da semente à compactação desses dois grãos milho e sorgo. Especialistas explicam que para obter um volumoso de qualidade para nutrir o gado, é necessário um bom preparo do solo, utilizar sementes de maior grau de digestibilidade para o animal.

Na picagem analisar o tamanho das partículas, os especialistas recomendam que tenham entre 0,5 e um centímetro. Além de ajudar com a compactação, isso aumenta o aproveitamento dos nutrientes pelo gado.

A compactação talvez seja a parte mais importante do processo de produção da silagem, é a etapa em que se confirma a qualidade do alimento que será destinado ao gado. Seu objetivo é eliminar todo o oxigênio entremeado no volumoso para aumentar a eficiência da fermentação que produz o ácido lático responsável por conservar a matéria orgânica.

Último passo é a conservação da silagem, feito tudo dentro dos parâmetros indicados, o silo ganha vida longa, podendo alimentar o rebanho por anos consecutivos. O sinal de que tudo correu bem é sentido na temperatura do volumoso. 


Últimas Notícias