Ferramenta auxilia na produção de bovinos de corte

Houve um aumento de 5% na taxa média de prenhez e uma redução de 50% no fundo de maternidade e na taxa de abortos

28/01/2020 às 10:21 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

O calendário de manejos reprodutivo, sanitário e zootécnico da Embrapa é uma ferramenta desenvolvida pela unidade Gado de Corte, permite o  planejamento e o acompanhamento das principais atividades de rotina na produção de bovinos de corte nos períodos marcados, tem como objetivo contribuir para o aumento da produção, nas propriedades. Em apenas um ano, desde a sua implementação, houve um aumento de 5% na taxa média de prenhez e uma redução de 50% no fundo de maternidade e na taxa de abortos.

A demanda do material veio através de pesquisas, feitas em fazendas do estado de Mato Grosso do Sul, porém as recomendações podem ser utilizadas em todas as propriedades do país. 

Para chegarem a uma ferramenta útil e eficaz, os pesquisadores da Universidade Brasil (SP) e os especialistas da Embrapa - dentre eles, Danila Fernanda Rodrigues Frias, Luiz Otávio Campos da Silva, Pedro Paulo Pires, Vanessa Felipe, João Batista Catto, Cleber Soares e Paula Barbosa Miranda, realizaram um  criterioso diagnóstico (principalmente clínico e epidemiológico).

A eficiência no manejo foi fator-chave para garantir maior rentabilidade aos pecuaristas. O calendário está a disposição para ser baixado no site da Embrapa Gado de Corte, vários produtores tem feito uso da ferramenta, em suas fazendas. 


Últimas Notícias