Prova de eficiência alimentar mede desempenho do Nelore

Quando o animal vai beber água, ele passa por uma plataforma onde há uma balança que faz a pesagem dele naquele momento

27/01/2020 às 11:39 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Desde 2016 o Programa  Geneplus juntamente com a Embrapa Gado de Corte, realizam Provas de Avaliação de Desempenho do Nelore. O objetivo é  avaliar a conversão alimentar, o ganho de peso diário e o peso final dos animais. Durante a Prova também são avaliadas outras características reprodutivas, tais como: perímetro escrotal, exame andrológico completo, congelabilidade e carcaça que inclui área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea (no contrafilé e na picanha) e conformação frigorífica. Todas as informações são captadas por um chip eletrônico preso  na orelha dos animais, ao chegarem ao cocho, para comer eles são identificados e em tempo real, a quantidade de ração ingerida é registrada no sistema.

Quando o animal vai beber água, ele passa por uma plataforma onde há uma balança que faz a pesagem dele naquele momento. Esse dado é imediatamente computado. Isso traz mais facilidade na execução do trabalho que anteriormente era todo feito manualmente, além de trazer mais precisão na coleta de dados e diminuir o estresse de manejo no curral.

Com a chegada de 2020, os pesquisadores anunciam  a Prova de Avaliação de Desempenho da raça Nelore (PADN), promovida pela Embrapa Gado de Corte e Programa Geneplus. Para conhecimento dos interessados, a PADN deste ano será realizada de acordo com a seguinte programação: 

- Animais nascidos em julho, agosto, setembro, outubro e novembro de 2018; 

- Chegada dos animais: 11 a 13 de março;

- Início do Período de Adaptação: 16 de março;

- Início da Prova: 6 de abril;

- Final da Prova: 1 de junho;

- Dia de Campo: 5 de junho;

- Retirada dos Animais: 8 a 10 de junho

Colaboração: Assessoria Programa Geneplus


Últimas Notícias