Suinocultura

Poder de compra de produtores suínos diminui

Relação de troca aponta elevação

24/01/2020 - 09:15 | Por Redação - SBA | Siga-nos no Google News

Segundo informações do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o poder de compra dos suinocultores do interior do estado de São Paulo diminuiu frente aos principais insumos utilizados na atividade: milho e farelo de soja. Segundo colaboradores do indicador, esse cenário está relacionado ao aumento dos preços desses insumos e à desvalorização do suíno vivo.

Já no interior de Santa Catarina, o poder de compra do suinocultor diminuiu apenas frente ao milho, mas aumentou frente ao farelo de soja. O preço do suíno iniciou janeiro em patamar elevado, mas a combinação do período de férias escolares com o aumento dos gastos da população reduziu a liquidez e pressionou as cotações.

Quanto aos insumos, conforme levantamento da Equipe Grãos/Cepea, mesmo com o início da colheita no Sul, a disponibilidade interna de milho segue restrita, ao mesmo tempo em que a demanda doméstica pelo cereal se mantém firme. Para o farelo de soja, as movimentações estão distintas dentre as regiões acompanhadas.

Com informações Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea)

Compartilhar

Últimas Notícias