Pecuária

Custo da pastagem deve ser calculado pelo produtor

O correto é ter tudo organizado em uma planilha seja eletrônica ou mesmo manual

23/01/2020 - 08:35 | Por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News

Muitos produtores não calculam o custo de produção da fazenda. O que acaba sendo prejudicial, tornando o negócio sem dados concretos. Todo produtor, deve calcular o custo de produção, o processo é composto por vários itens, como custos fixos que envolvem investimentos, gastos do dia a dia como, mão de obra, produtos veterinários, ração, sal mineral, o correto é ter tudo organizado em uma planilha seja eletrônica ou mesmo manual.

O que também entra no custo de produção é a pastagem, um dos componentes que tem particularidades pela sua própria natureza, complexas, que precisam ser analisadas. A maioria dos produtores estão aproveitando a época das chuvas para a implantação das pastagens na fazenda, neste período as condições climáticas favorecem o processo de germinação das sementes.

Resultados experimentais mostram que a diferença de germinação entre sementes jogadas na superfície e enterradas a um centímetro de profundidade pode ser até três vezes superior para o segundo caso, passando de 23% para 70% de emergência.

Compartilhar

Últimas Notícias