Cavalo Crioulo: raça registra avanço no território brasileiro em 2019

Após quatro séculos de adaptação e de evolução crioulos adquiriram características únicas e próprias da América do Sul

22/01/2020 às 11:27 atualizado por Anelise Nicolodi - SBA | Siga-nos no Google News
:
Foto: José Guilherme Martini - Divulgação ABCCC

O cavalo crioulo é conhecido pela sua força, agilidade e resistência. Com origem nas grandes planícies dos pampas, até as mais distantes montanhas dos Andes, os cavalos trazidos por colonizadores espanhóis adaptaram-se bem ao clima. Após quatro séculos de adaptação e de evolução, os crioulos adquiriram características únicas e próprias da América do Sul. 

A raça suporta o calor e o intenso frio, por sua longevidade e rusticidade, o crioulo é muito utilizado nos trabalhos pesados na lida com o gado, em fazendas de todo o país. Os cavalos da raça crioula possuem musculatura extremamente consistente e estrutura óssea compacta. Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a manada brasileira é de 439,43 mil animais registrados em 22 estados brasileiros, com destaque para sua expansão no Norte e Centro Oeste. Crescimento de 3,09%  em comparação com 2018.

O maior destaque percentual ficou por conta da alta no Norte do Brasil, com 5,42%, chegando a 1,07 mil animais. Já o Centro Oeste também teve amplo crescimento percentual, alcançando uma elevação de 5,25%, com 5,93 mil exemplares. Já na região Sudeste, outro foco de fomento da ABCCC, o número de exemplares fechou o ano com índice positivo de 2,06%, chegando a 6,93 mil Cavalos Crioulos, enquanto no Sul a alta foi de 3,07%, ainda com a grande maioria de 425,3 mil exemplares

Para o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, a raça Crioula demonstra mais uma vez a sua força e manteve o crescimento expressivo se for considerado o grande plantel da raça no país. "Seguimos com a tendência de crescimento no Centro e no Oeste do país, tornando cada vez mais o Crioulo na verdadeira raça Brasileira. O Brasil todo está abraçando a raça Crioula e reconhecendo seu valor como cavalo de sela, dócil, resistente e muito habilidoso”, salienta.

A realização de eventos nas chamadas regiões de fomento também foram determinantes para a expansão da raça no país. Em 2019 foram promovidos 1019 eventos, entre provas e exposições, com a participação de 21,3 mil exemplares. Nos próximos dias a ABCCC vai divulgar um levantamento sobre o faturamento da raça Crioula em vendas no ano de 2019.


Últimas Notícias