Cupins causam prejuízos

Presença de cupins no pasto está associado ao abandono da propriedade

22/01/2020 às 10:05 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Quando notamos uma área com a presença de cupins, é normal associar o espaço como sendo degradado, mais nem sempre a presença dos montículos quem dizer que o pasto está em estado de degradação. Os prejuízos causados pelos cupins em pastagens ainda não foram totalmente determinados, sendo considerados por muitos, como sendo apenas uma questão de estética. Claro que uma área degrada, não só apresenta cupins, como também outros problemas, como um pasto rapado, com ervas daninhas entre outros componentes.

A presença de cupins em um pasto está associado pelos produtores ao abandono de propriedade e é, portanto, responsável pela desvalorização da mesma. Ainda não existe um consenso entre pesquisadores para determinar os prejuízos causados pela área ocupada pelos seus ninhos numa pastagem, necessitando de mais estudos.

Porém os prejuízos também podem ser sentidos pela dificuldade nos tratos culturais, por abrigarem animais peçonhentos, além de danificar cercas, cochos de madeiras, etc. Só lembrando que dá para controlar a praga, a Embrapa detém de várias publicações que mencionam a forma correta de destruir o invasor do pasto, técnicas são utilizadas para que o processo saia conforme o correto.


Últimas Notícias