Empresa do RS fará financiamento inédito de insumos pelo mercado financeiro

Região é dependente do agronegócio

22/01/2020 às 09:45 atualizado por Anelise Nicolodi - SBA | Siga-nos no Google News
:

Com valor de R$ 14 milhões, primeira operação estruturada de crédito de uma revenda do setor no Estado foi concretizada. Pela primeira vez, uma revenda de insumos no Rio Grande do Sul vai financiar a compra de produtos pelo mercado financeiro, sem o produtor precisar recorrer aos bancos comerciais. A operação estruturada de crédito vai beneficiar produtores rurais da metade sul do Estado Gaúcho.

A captação é direta, e o financiamento oferecido a partir dos recebíveis emitidos pelos produtores, que serão transformados em títulos negociáveis no mercado financeiro. Assim, recebíveis como a Cédula do Produtor Rural (CPR) se tornam negociáveis ao passarem para títulos como o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA).

Entre as motivações que levaram a Referência Agroinsumos a realizar a operação, três são destacadas. A primeira é a parceria com o produtor. Historicamente a região sempre apresentou índices muito baixos de inadimplência, chegando próximo do zero. As perdas nos últimos anos por problemas climáticos acabaram por tirar de muitos produtores o acesso ao crédito tradicional. A empresa acredita nos seus clientes e na relação construída ao longo dos anos. Assim, tem buscado alternativas para viabilizar a continuidade da produção.

A situação econômica dos municípios onde atua também motivou a ação. A região é dependente do agronegócio. A queda na produção, consequentemente, iria abalar a economia dessas cidades, sendo ruim para todos. Por isso, a busca por alternativas que garantam a manutenção da produtividade. A empresa tem a consciência de que faz parte do processo e optou por fazer sua parte para manter a economia local.

E o terceiro ponto está na evolução do perfil da empresa. Ao atuar direta e abertamente no mercado financeiro, a Referência Agroinsumos se credencia para participar de uma outra atmosfera de relações empresariais. Ela demonstra aos clientes e parceiros capacidades gerencial e organizacional diferenciadas, que é necessária para a atuação no mercado financeiro.

O diretor Comercial da Referência Agroinsumos, Homero Quadros, lembra que a empresa já atua no financiamento de produtores. Entretanto, essas ações acontecem em parceria com empresas multinacionais, o que limita a determinados grupos de produtos. “Queremos levar ao produtor uma maior variedade de insumos. Começamos em 2006, e nossa praça é muito boa, o histórico sempre foi excelente, o que nos dá a segurança para a operação”, avalia.

Além da sede em Dom Pedrito, a empresa passou por uma expansão nos últimos três anos, abrindo filiais em Rosário do Sul, Bagé, Pelotas, Cachoeira do Sul e Santa Maria. Em abril de 2020 será inaugurada uma loja em Alegrete. “Em 2020 atuaremos em boa parte da Metade Sul do estado”, afirma o empresário.

No total, a Referência Agroinsumos atende 43 municípios da região em um mercado potencial de 440 mil hectares de arroz e 1,1 milhão de hectares de soja. 

 


Últimas Notícias