Expectativa de melhora no mercado interno em termos de consumo

Mato Grosso do Sul tem potencial para a atividade leiteira

13/01/2020 às 11:47 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

O que esperar para a atividade leiteira neste ano de 2020. Especialistas do setor, enxergam melhorias  se comparado ao de 2019. Apesar das oscilações  que acontecem nos preços e insatisfação do produtor em determinados momentos, se analisarmos os últimos dez anos o país cresceu com produção e competitividade leiteira.

Para 2020, existe uma expectativa de melhora no mercado interno em termos de consumo, somada à abertura de mercados como a China, Egito e outros países, tudo isso pode dar uma puxada melhor nos preços, principalmente na primeira metade do ano, período de entressafra no Brasil Central e região Sudeste. Vale lembrar que países como a Austrália e Nova Zelândia tem limitações de expansão de pastagens, cenário favorável para o Brasil, que pode conquistar estes mercados. 

Se tratando  de Mato Grosso do Sul, o estado tem caminhado, a final  o potencial  da região é enorme, principalmente quando o assunto é a condição climática.  Para o pesquisador da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural  (AGRAER) Vitor Oliveira, no estado falta políticas públicas e incentivos aos produtores da atividade leiteira. Mais que mesmo com todas as dificuldades, o estado tem uma localidade favorável fazendo parte de bacias leiteiras vizinhas. A Agraer preocupada com a situação do produtor, presta assistência técnica a produtores, que conta com técnicos extensionistas que visitam propriedades leiteiras. Além disso, a Agência procura realizar dias de campo, que servem para orientar e informar os produtores, principalmente da agricultura familiar.  


Últimas Notícias