6º Encontro de Agricultura Sustentável, em Mineiros-GO, discutirá Produção Agrícola e Conservação do Meio Ambiente

6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável vai abordar ainda exemplos de sucesso de proteção da biodiversidade (fauna e flora) e dos recursos hídricos (proteção de nascentes e áreas de preservação ambiental)

13/01/2020 às 06:44 atualizado por Assessoria - SBA | Siga-nos no Google News
:

Sempre atento às pesquisas científicas e práticas adotadas pelos agricultores em busca de sustentabilidade ambiental, econômica e social da atividade agrícola, o Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS) realizará nos dias 16 e 17 de janeiro, em Mineiros-GO, o 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável. Essa edição inova ao propor o debate sobre as relações entre Agricultura e Meio ambiente para demonstrar que, sim, é possível “Produzir e Conservar” a Natureza.

Presidente do GAAS e agricultor no município, Rogério Vian conta que a escolha desse tema foi motivada pela crescente polarização entre produção e meio ambiente. “Esse assunto é uma eterna guerra. Então resolvemos ampliar a discussão para mostrar que dá para fazer tudo ao mesmo tempo”, explica. “Não precisa só produzir, só conservar ou só preservar. Dá pra fazer tudo junto e todos (meio ambiente, animais e produtores) ganharem com isso.”

Além disso, o evento vai debater os manejos recomendados pelo Grupo – que se baseiam no tripé: adubação com remineralizadores de solo (pó de rocha), controle biológico de pragas e doenças e mix de plantas de coberturas – para melhorar a vida do solo e equilibrar o sistema produtivo. Pesquisadores vão apresentar estudos sobre tecnologias relacionadas a esse tripé e agricultores vão compartilhar suas experiências e resultados a partir da adoção dessas e outras práticas, como compostagem e agricultura sintrópica em larga escala.

Biodiversidade e Alimentação

O 6º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável vai abordar ainda exemplos de sucesso de proteção da biodiversidade (fauna e flora) e dos recursos hídricos (proteção de nascentes e áreas de preservação ambiental). Uma parceria firmada com o Instituto Onça Pintada (IOP), vizinho ao Parque Nacional das Emas, também em Mineiros, proporcionou explorar mais a fundo a temática da Conservação e trazer convidados especiais para o evento, como o ator e ambientalista Victor Fasano e o chef de cozinha Alex Atala.

Liderado pelos biólogos Leandro Silveira e Ana Jácomo (que vão palestrar no evento), o IOP executa ações de manejo da onça-pintada em cativeiro e em vida livre, realizando e apoiando pesquisas nos diversos biomas brasileiros. Por meio do Certificado Onça-Pintada, o Instituto reconhece produtores rurais, prestadores de serviços e empreendimentos situados em áreas de ocorrência da onça-pintada, que promovam a conservação da espécie e da biodiversidade a ela associada por meio de práticas sustentáveis.

Também ambientalista, o ator Victor Fasano acredita que a produção agropecuária, o meio ambiente e a exploração de recursos podem - e devem - caminhar juntos para conservar a biodiversidade do planeta. Sua empresa atua na restauração de flora e criadouros regulamentados de espécies em cativeiro para reintrodução em áreas protegidas ou manejadas.

 


Últimas Notícias