Técnica de alporquia permite produção de mudas da goiabeira

produto deve ser colocado por cima de um saco plástico e amarrado no galho da árvore

10/01/2020 às 11:59 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Muitos produtores da agricultura familiar tem apostado no fruto da goiaba, no estado de Mato Grosso do Sul, grande parte da produção do  fruto é direcionada  a indústria, que utiliza a polpa. Uma técnica que tem feito a diferença e utilizada por muitos produtores é a Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, o processo necessita de uma planta matriz, uma espécie de planta mãe que será propagada mudas. A planta precisa ser saudável  e  produtiva, pois se trata de um clone, ou seja toda a característica vai passar para a muda.

Na técnica da alporquia é preciso  escolher um galho onde já exista a madeira, entre um a dois  centímetros  é o ideal. Com uma ferramenta cortante é feito um anel na planta, depois é preciso fazer um curativo na árvore. Na sequência é necessário um produto que retenha a umidade da planta. 

O técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural  (AGRAER/MS), Abel Reis, orienta que seja uma fibra de coco, mas pode ser pó de xaxim, musgo ou outro substrato comercial.  Como se fosse um curativo, o produto deve ser colocado por cima de um saco plástico e amarrado no galho da árvore, permanece no local por cerca de dois meses, na sequência segue para um viveiro já, no vaso, após o pegamento total da muda, pode ser direcionada para o campo. Uma planta bem estruturada pode produzir trinta, quarenta mudas, ou até mais.  

Foto: Kaile Rodrigues 


Últimas Notícias