Estimativas da Conab sobre soja estão em revisão após forte exportação do Brasil

Processo de revisão ocorre após o Brasil exportar um volume acima do esperado em 2019

09/01/2020 às 16:30 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

A estimativas de oferta e demanda de soja da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra 2018/19 do Brasil, já finalizada, estão em revisão, disse a estatal à Reuters. A Conab não respondeu imediatamente o motivo da revisão nos números, após questionamentos por e-mail. Disse apenas que será divulgado brevemente um novo quadro de oferta e demanda para a soja, sem citar prazos.

“Em virtude da conclusão dos dados da safra 2018/19, finalizado em 31 de dezembro de 2019, as estimativas estão passando por um processo de revisão e em breve será divulgado um novo quadro de oferta e demanda para a soja”, afirmou a Conab.

O processo de revisão ocorre após o Brasil exportar um volume acima do esperado em 2019, que atingiu 77,9 milhões de toneladas, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). No balanço de oferta e demanda de grãos e oleaginosas divulgado na véspera, referente ao levantamento de janeiro, a Conab simplesmente não apontou informações para a soja.

A safra de soja 2018/19 havia sido apontada pela estatal em dezembro em 115 milhões de toneladas. Já as exportações eram esperadas pela Conab em 70 milhões de toneladas. A estatal também não divulgou projeção para as exportações da safra 2019/20 no relatório.


Últimas Notícias