Drones auxiliam trabalho de pesquisas no campo

08/01/2020 às 11:27 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

O drone é um veículo aéreo não tripulado, é utilizado já há algum  tempo no setor militar, no  agronegócio nos últimos cinco anos se popularizou , sendo uma tecnologia aceita por gerar economia no processo produtivo, com eficiência na cadeia como um todo. O termo” drone” é utilizado popularmente para descrever qualquer aeronave (ou mesmo outro tipo de veículo) que possua alto grau de automatismo.

No entanto, como não há uma definição formal para o termo, a regulamentação da Agência não utiliza essa nomenclatura, mas sim “aeromodelos” e “aeronaves remotamente pilotadas” (RPA). O que diferencia essas duas categorias de drones é a sua finalidade. Para pilotar o veículo aéreo  é necessário seguir algumas regras que são regidas pela agência nacional de aviação civil (Anac).

Os valores dos drones para foto grametria que é o uso técnico, iniciam a partir de R$ 2 mil reais, podendo chegar até, R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais), dependendo do equipamento e do sensor que estiver embarcado.

Na atualidade, várias Unidades de pesquisas, como por exemplo a Embrapa, tem utilizado os equipamentos, fazendo planejamento e captação de imagens, processando em seguida uma única fotografia da área de interesse, chamada  ortofoto, que mostra imagens de objetos em suas posições ortográficas verdadeiras, o que auxilia o trabalho das pesquisas no campo.


Últimas Notícias