Técnica menciona quantidade de forragem disponível na área

A massa de forragem, mostra quanto de matéria se tem no momento do corte

08/01/2020 às 09:49 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

A amostragem do pasto, deve ser feita preferencialmente  uma vez a cada estação, esta é a orientação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Grande parte dos erros de manejo da pastagem está relacionada com o desconhecimento das várias inter-relações animal-pasto-solo que impedem a obtenção de níveis de produção animal satisfatórios.

Fazer a amostragem da forragem permite bases concretas para fazer os ajustes da taxa de lotação dos animais na área, é a técnica que vai mostrar  a quantidade exata de forragem e o quanto o pasto está crescendo por dia. A massa de forragem, diz quanto de matéria se tem no momento do corte. 

Dá para medir ainda o acúmulo de forragem. Porém a indicação é utilizar dados de pesquisas e literaturas para estimar a taxa de crescimento, de acordo com o tipo de solo, e clima da região em que está inserido.

A recomendação é que a amostragem seja feita preferencialmente uma vez  a cada  estação. Se na fazenda não se tem logística para isso o ideal é fazer por épocas, águas e seca, ou então transições, nas vezes em que o produtor veja necessidade de ajustes de lotação de animais no piquete.


Últimas Notícias