Falece José Macário Perez Pria, um dos fundadores da ABQM

Macário veio para Brasil em 1960

07/01/2020 às 10:58 atualizado por Douglas Ferreira - SBA | Siga-nos no Google News
:

Faleceu nesta terça-feira (7), José Macário Perez Pria, um dos fundadores da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e um dos responsáveis por trazer as provas da associação para Araçatuba. Macário era mexicano e residia em Araçatuba, ele veio para o Brasil em 1960. No ano passado ele disputou a presidência da ABQM. Além de criador de cavalos, ele também era competidor em provas da ABQM e da ANCA (Associação Nacional do Cavalo de Apartação).

Confira a nota da ABQM 

José Macário foi um “guerreiro” do Quarto de Milha no Brasil

Um dos pioneiros da raça, que contribuiu para a fundação da ABQM, faleceu nesta terça-feira (07/01)
 
Participante ativo das provas de Apartação, o criador José Macário Perez Pria faleceu, nesta terça-feira (07/01), aos 79 anos de idade. Nascido no México, ele disse em uma de suas entrevistas à Revista Quarto de Milha que seu primeiro contato com a raça ocorreu em 1944, com apenas quatro anos de idade. Em 1966, adquiriu os primeiros animais QM com registro, quando cursava a New México State University.

Já no Brasil, em 1967, ele comprou seu primeiro cavalo puro no Leilão King Ranch, na Fazenda Bartira. Maranhão Barravento Brasil, era filho de Caracolito e La Semilla. Em 1969, participou da fundação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). No ano de 1987, foi eleito presidente da Associação. Sua gestão foi pautada no desenvolvimento da raça pelo Brasil, na criação de núcleos regionais, no fomento dos eventos e na expansão do quadro associativo.

Por toda sua dedicação à raça, José Macário foi homenageado pela ABQM, passando a fazer parte do Hall da Fama em 2015. Já em novembro de 2019, foi concedido a ele o título de cidadão araçatubense pela Câmara Municipal de Araçatuba (SP), pelo incessante trabalho em levar para à cidade os eventos oficiais do Quarto de Milha.

Ele deixa a esposa Rosário Martinez Perez, que também é mexicana, além de cinco filhos e cinco netos. O corpo será velado amanhã (08/01), pela manhã, e cremado a partir das 15h, no Cemitério Vertical e Crematório Memorial Laluce, na Rua Itapura, 21, em Araçatuba.
 
A ABQM apresenta aos familiares e amigos sentimentos de solidariedade, estima e muita admiração a esse verdadeiro “guerreiro”, que honrou em sua trajetória a raça Quarto de Milha.

São Paulo (SP), 07 de janeiro de 2020

Caco Auricchio
Presidente da Diretoria Executiva da ABQM

Ricardo Pulzatto
Presidente do Conselho de Administração


Últimas Notícias