Colostro deve ser ingerido nas primeiras horas de vida do bezerro

Custo de uma vaca cujo bezerro morreu é bastante superior ao daquela que não concebeu

07/01/2020 às 10:31 atualizado por Kaile Rodrigues - SBA | Siga-nos no Google News
:

Quando o bezerro nasce, vários são os cuidados necessários com os animais. O piquete, ou pasto maternidade é o local indicado para o nascimento dos bezerros, por serem considerados limpos livres de tocos, troncos de árvores entre outros aspectos. O pasto maternidade foi criado para que tanto a vaca quanto o bezerro sejam assistidos de forma adequada e rápida, evitando assim a alta mortalidade de animais no momento do parto e pós-parto, considerada muito alta. 

Para obter alta eficiência na produção, as vacas de cria devem parir um bezerro todo ano, a fim de que a atividade seja lucrativa. Entretanto, não basta que a vaca faça nascer um bezerro por ano, é necessário que o mesmo sobreviva. O custo de uma vaca cujo bezerro morreu é bastante superior ao daquela que não concebeu, uma vez que a vaca ingere maior quantidade de alimento e muitas vezes, lhe são dedicados os melhores pastos. Dois pontos são primordiais já nas primeiras horas de vida dos bezerros. Sendo a mamada do colostro e a cura do umbigo.

Ainda salientando sobre a importância do  colostro, a pesquisadora da Embrapa Gado de Corte, Vanessa Felipe, alerta que caso aconteça algum imprevisto, como por exemplo a morte da mãe, é preciso que a fazenda tenha um banco de colostro de outras vacas, para fornecer ao bezerro recém-nascido. A imunidade do bezerro vem deste primeiro leite.  


Últimas Notícias